Certa vez estive numa consulta com uma dermatologista que me disse que unhas e cabelos são o reflexo do nosso emocional. Quando não estamos bem, seja emocionalmente ou fisicamente, eles tornam-se fracos, podendo cair e quebrar. Isso porque nosso organismo detecta que algo está errado e começa a produzir a defesa para combater aquele problema específico, reduzindo a "alimentação" para as unhas e para os cabelos. Eles são os primeiros a "sentir" esse desvio de "atenção".
Minhas unhas sempre foram fracas. Desde que comecei a frequentar manicures, com 14 anos, as unhas passaram a ficar quebradiças, fracas, sem sustentação. Já fiz de tudo: base com fortalecedor, base com tutano, base com formol... enfim, de tudo foi feito, mas ela não tem jeito.
Geralmente, uma unha da mão demora cerca de seis meses para crescer da raiz até a ponta. No pé, esse tempo é maior: vai de oito meses a um ano. Já os cabelos e demais pêlos alternam períodos de crescimento e de repouso, de acordo com a região do corpo. Os cabelos, por exemplo, crescem por vários anos e ficam de repouso cerca de três meses, voltando a crescer depois. Além disso, os fios não crescem todos ao mesmo tempo.
Por tanto, cuidem do corpo e da mente para não ter os cabelos e unhas afetados!
No Porto, a Adega do Quim
Há 5 anos
