quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Operadores do Direito

As experiências profissionais que vivemos são realmente algo muito singular. Ainda mais, quando se trata de um profissional já graduado que resolve fazer um segundo curso superior. Como conciliar o trabalho com os estudos, com a tripla jornada?

É o que está acontecendo comigo que depois de 11 anos de formada em jornalismo, estou cursando agora o 8º semestre de Direito com previsão de concluir em julho de 2010. Mas, tenho agora uma questão a ser resolvida: começo nesse semestre meus estágios no Núcleo de Prática Jurídica. O primeiro será nas áreas de civil, processo civil e comercial.

Desde o dia 5 de janeiro estou com um grupo de estudo me preparando para uma prova que teremos no dia 6 de fevereiro, onde, dependendo da nota que alcançarmos, poderemos escolher o local para a realização dessa prática durante esse semestre.

Hoje, no entanto, reencontrei um amigo do Rio que não via há três anos. Murilo! Assim como eu, ele também já é graduado e está no último período de Direito. Faz faculdade na Unievrsidade Estácio de Sá e adivinha qual foi nossa conversa durante o almoço? risos...


Entre umas garfadas e outras, comentei sobre minha apreensão e expectativa em começar o estágio. Foi aí que as histórias rolaram soltas. Murilo relatou os casos e casos que ele teve que atender na Vara Cível da Barra da Tijuca.

Casos como a briga de vizinhos em que uma mulher caluniou contra seu vizinho, chamando-o de "viado". Ele, claro, peticionou pedindo danos morais no valor de R$ 700,00. O processo seguiu seu curso e o Vizinho ganhou em primeira instância. Ela recorreu pedindo perícia anal para comprovar a homossexualidade do rapaz e a ação "subiu" para o Tribunal. Quando os desembargadores viram aquilo, acharam um absurdo e acabaram por condenar a Vizinha ao pagamento de danos morais no valor de R$ 7 mil!

Entre outros, ele me contou um que envolvia a disputa entre padrasto e enteada pela "guarda" de um cão. Outro dizia respeito à quantidade errada de silicone que o médico colocou nos seios de sua paciente, diferente do que estava no contrato... Enfim, por aí, já dá pra ver a baixaria que acontece pelos fóruns Brasil à fora!

Já estou com medo do que me espera!

2 comentários: