sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Praticando um novo esporte


Depois de quase um ano e meio fazendo exercícios da academia, entre musculação e spinning, resolvi investir (pelo menos por enquanto) no vôlei de praia. Por que escolhi esse esporte? Bom, primeiro porque é janeiro e quando a gente volta de férias na praia, toma sol e fica bronzeada, parece que tudo toma uma dimensão mais clean, mais up.

Até pensei em voltar pra natação, afinal foram quase 13 anos de braçadas infinitas lá no Clube do Bonsucesso, no Rio de Janeiro, mas a vontade de explorar uma nova modalidade foi grande.

Depois de definir o novo esporte, a questão agora era arrumar uma companhia para formar a dupla. Quem melhor do que a Camilets, vulgo Camila, que topa todas sempre!



Fomos à nossa aula experimental no sábado (17/01), às 9h30, no Clube Asbac. Só estávamos nós duas na aula porque, segundo o professor, essa época do ano é mais fraca mesmo de alunos. Mas, geralmente, a aula é lotada, o que pra nós não é tão bom – por enquanto!

Depois de duas horas correndo na areia da Asbac, pingando de suor e queimadas de sol, cheguei à conclusão que sim o vôlei de praia é uma boa opção em tempos de sol e calor! Senti-me morando no Rio de Janeiro novamente.

Você sabe alguma coisa sobre vôlei de praia? Então, vão aí algumas informações:


O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos), na década de 1960. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo.

O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.

Para marcar o ponto a equipe deve fazer a bola passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário.

O Vôlei de Praia tornou-se um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos).

2 comentários:

  1. Volei de praia é coisa pra atleta dedicado! Essas pessoas são o futuro de esporte.

    Pense num povo que rala no sol, corre na areia, fica levando bolada, discute sempre com o outro membro da dupla, desidrata mas tá lá... Todo dia treinando!

    Me enche de orgulho... hehe

    ResponderExcluir
  2. Areia, sol, suor, calor, verão... Não.. não estou falando do Rio de Janeiro. Estou falando da mais nova atleta de Brasília (isso mesmo, Brasília!) do vôlei de praia. A dedicação e o ânimo são coisas que você terá que ter sempre a acompanhando, Bia. Mas sei da sua capacidade e sei que lutará contra a preguiça e os choppinhos. hahahaha! Boa sorte! A natação é ótima também. Mas o que rima com Rio de Janeiro e principalmente verão, é sem dúvida o vôlei de praia, ou o futevôlei. (Rima é? hahahaha).
    Beijos!

    ResponderExcluir